Síndrome do Ovário Policístico e audição

síndrome dos ovários policísticos

Escrito por Sigla Educacional

13 de junho de 2025

Você já pensou que a Síndrome do Ovário Policístico pode estar relacionada com a sua audição?

Foi exatamente essa relação que Mohammed e Surendran, cientistas indianos, estudaram em 2024. Trago para vocês uma resenha da pesquisa. O artigo denominado “CROSS-SECTIONAL STUDY OF EXTENDED HIGH-FREQUENCY THRESHOLDS, AUDITORY FIGURE-GROUND DISCRIMINATION, AND WORKING MEMORY IN FEMALES WITH POLYCYSTIC OVARY SYNDROME (PCOS)”  foi publicado na revista Journal of Hearing Science, volume 14, 4/2024.

Este estudo investigou a relação entre a síndrome dos ovários policísticos (PCOS) e possíveis impactos na audição e na memória de trabalho auditiva em mulheres jovens. A pesquisa envolveu 60 participantes divididas em dois grupos: um grupo controle de mulheres sem PCOS e outro grupo de mulheres diagnosticadas com a condição.

O estudo buscou avaliar diferenças nas funções auditivas e cognitivas entre mulheres com PCOS e um grupo controle, explorando se alterações hormonais poderiam influenciar essas áreas.

Os pesquisadores aplicaram testes de audiometria de alta frequência, avaliação da percepção de fala em ruído (Speech Perception in Noise – SPIN) e testes de memória de trabalho auditiva e visual. As participantes foram submetidas a tarefas de span numérico e sequenciamento de dígitos para avaliar memória auditiva, além de testes de memória visual.

  • Os resultados mostraram que mulheres com Síndrome do ovário policístico apresentaram:
  • Piores limiares auditivos em frequências altas (9-16 kHz).
  • Desempenho inferior na percepção de fala em ambientes ruidosos, especialmente em baixos níveis de sinal-ruído (-5 dB e 0 dB).
  • Déficits significativos na memória de trabalho auditiva, principalmente em testes de span numérico direto e reverso.
  • Impacto menor, mas ainda relevante, na memória de trabalho visual.

Os achados sugerem que mulheres com PCOS podem ter prejuízos na audição e na cognição, possivelmente devido a alterações hormonais que afetam a função do sistema auditivo e neural. As dificuldades em discriminação auditiva e memória de trabalho podem ser explicadas por flutuações hormonais e problemas vasculares associados à condição. Os autores recomendam que futuras pesquisas explorem mais profundamente a relação entre processamento auditivo e os desequilíbrios hormonais na PCOS.

Esse artigo traz insights valiosos sobre um aspecto pouco explorado da síndrome, reforçando a necessidade de mais estudos sobre sua influência na função auditiva e cognitiva.

Você pode gostar também

A Ciência por trás da Voz

A Ciência por trás da Voz

A Ciência por Trás da Voz: Como a Prosódia Revela Nossas Emoções no Português Brasileiro Você já reparou como o tom da sua voz muda quando você está feliz, com raiva ou triste? A relação entre voz e linguagem representa uma das manifestações mais complexas da...

ler mais
Apraxia de fala na infância

Apraxia de fala na infância

Apraxia de fala na infância A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um transtorno neurológico que afeta a precisão e a consistência dos movimentos necessários à fala, sem a presença de déficits neuromusculares. Caracteriza-se por falhas no planejamento e na programação...

ler mais
Impacto da Doença Renal Crônica na Audição e no Equilíbrio

Impacto da Doença Renal Crônica na Audição e no Equilíbrio

Impacto da Doença Renal Crônica (DRC) na Audição e no Equilíbrio: Evidências Clínicas A relação entre doenças renais e alterações dos sistemas auditivo e vestibular tem recebido atenção crescente na literatura científica e nos relatórios de saúde pública nos últimos...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *