Quer melhorar sua memória? Papel e caneta podem ser a solução

memória

Escrito por Sigla Educacional

24 de fevereiro de 2025

Quer melhorar sua memória? Papel e caneta podem ser a solução

Os estudos sobre memória e técnicas de codificação têm revelado insights fascinantes sobre como diferentes métodos podem melhorar a retenção de informações. Um estudo publicado na Psychonomic Bulletin & Review investigou como o desenho pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a memória, especialmente em comparação com a escrita. Os resultados mostraram que desenhar palavras, sejam elas concretas ou abstratas, melhora significativamente a memória, sugerindo que o desenho cria um vínculo com informações multissensoriais novas, superando as limitações de outras técnicas de memória.

Outro estudo, publicado na Frontiers in Psychology, explorou como a escrita à mão, em comparação com a digitação, afeta a conectividade cerebral. Utilizando EEG de alta densidade, os pesquisadores descobriram que a escrita à mão leva a padrões de conectividade cerebral mais elaborados, especialmente nas regiões parietal e central do cérebro. Esses padrões são cruciais para a formação da memória e a codificação de novas informações, sugerindo que a escrita à mão pode ser mais benéfica para o aprendizado.

Esses estudos destacam a importância de métodos tradicionais, como o desenho e a escrita à mão, na melhoria da memória e do aprendizado. Enquanto a tecnologia continua a avançar e a digitação se torna mais comum, é essencial reconhecer os benefícios únicos que as técnicas manuais oferecem. A integração de ambos os métodos pode proporcionar um equilíbrio ideal para o desenvolvimento cognitivo.

Além disso, os resultados sugerem que a distintividade dos desenhos pode ser um fator crucial para a memória de palavras abstratas, enquanto a prototipicidade beneficia palavras concretas. Isso indica uma ligação estreita entre o benefício do desenho e o código visual, reforçando a ideia de que diferentes tipos de estímulos podem exigir abordagens variadas para otimizar a memória.

Por fim, a pesquisa de van der Weel sobre a escrita à mão versus a digitação sublinha a necessidade de manter práticas de escrita manual nas escolas, apesar do avanço das tecnologias digitais. A exposição precoce à escrita à mão pode estabelecer padrões de conectividade neuronal que promovem condições ótimas para o aprendizado, enquanto a digitação pode ser utilizada em contextos específicos onde é mais eficaz.

Esses estudos fornecem uma base sólida para futuras investigações sobre como diferentes técnicas de codificação e métodos de escrita podem ser combinados para maximizar o potencial de aprendizado e memória em diversos contextos educacionais e profissionais.

 

https://link.springer.com/article/10.3758/s13423-020-01804-we https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1219945/full

 

Você pode gostar também

Impacto da Doença Renal Crônica na Audição e no Equilíbrio

Impacto da Doença Renal Crônica na Audição e no Equilíbrio

Impacto da Doença Renal Crônica (DRC) na Audição e no Equilíbrio: Evidências Clínicas A relação entre doenças renais e alterações dos sistemas auditivo e vestibular tem recebido atenção crescente na literatura científica e nos relatórios de saúde pública nos últimos...

ler mais
Sensibilidade auditiva humana moldada pelo sexo e ambiente

Sensibilidade auditiva humana moldada pelo sexo e ambiente

Entre o som e o mundo: como sexo e ambiente moldam a sensibilidade auditiva humana O artigo intitulado “Sex and environment shape cochlear sensitivity in human populations worldwide”, publicado na revista Scientific Reports em março de 2025 por Balaresque e...

ler mais
Síndrome de Goldenhar

Síndrome de Goldenhar

Síndrome de Goldenhar: o caso de Vinnie James Segundo a revista People, Vinnie James nasceu em novembro de 2024 com uma orelha localizada na bochecha direita e ausência do olho direito. Após o nascimento, sofreu parada respiratória imediata, foi submetido a...

ler mais
Síndrome de Angelman

Síndrome de Angelman

Síndrome de Angelman: a doença rara que afeta o filho do ator Colin Farrell A Síndrome de Angelman (SA) é uma desordem neurogenética rara caracterizada por atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual severa, ausência ou comprometimento grave da fala, problemas...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *